A lógica de Programação é o primeiro passo para todo e qualquer individuo que pretende aprender a programar, nesta pagina encontraremos lições de lógica de programação que ajudarão-nos a marcar os primeiros passos em programação.
Introdução a lógica de Programação.
A lógica de Programação é o primeiro passo para todo e qualquer individuo que pretende aprender a programar, nesta pagina encontraremos lições de lógica de programação que ajudarão-nos a marcar os primeiros passos em programação.
LIÇÃO #I
A lógica de programação não é uma linguagem de programação, não depende de uma linguagem de programação. A lógica de programação é um conceito de estruturação de passos finitos que tem por objectivo a resolução parcial ou completa de um problema, tendo como base a construção de algoritimos capazes de dar respostas satisfatórias na resolução de problemas.
Algoritmo
É uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambiguas, com o propósito de resolução de proplemas.
Mais sobre algoritmo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo
Representação
Um algoritmo pode ser representado de três formas:
1. Narrativa
2. Fluxograma convecional
3. Pseúdo-código
1. NARRATIVA
Na forma narrativa um algoritmo pode ser representado em numa sequência de passos usando a linguagem humana.
EX1: Descreva os passos para tomar banho.
- ir a casa de banho;
- tirar a roupa;
- ligar o choveiro;
- colocar-se no polibanho;
- tomar banho;
- desligar o choveiro;
- sair do polibanho;
- limpar-se com a toalha;
- vestir-se;
- sair da casa de banho;
- fim do banho.
2. FLUXOGRAMA CONVECIONAL
Nesta forma a sequência de passos é representado por figuras geométricas(Retangulos, quadrados e outras figuras geométricas ).
EX: Algoritmo para acender um candeeiro
3. PSEUDO-CÓDIGO
É uma descrição de alto - nível compacto, informal, princípio de funcionamento de um programa de computador ou outro algoritmo .
Usa as convenções estruturais de uma linguagem de programação real, 2 , mas é projectado para a leitura humana, em vez de máquina - legível, independentemente de qualquer outra linguagem de programação. Normalmente, o pseudo-código omite detalhes que não são essenciais para a compreensão humana do algoritmo, tais como declarações de variáveis, sistema - código específico e algumas sub-rotinas .
EX: Algoritmo que contador de 0 até 10
programa contadorProg
# Autor: Joseph Cuzunguluca
inicio
inteiro contador <- 0
inteiro i <- 0
para i de 0 até 10 faça{
contador <- i
imprime(contador)
}
fim
OBS: Estas são as três formas possíveis de representação de um algoritmo. Em nosso curso focaremos-nos na terceira forma que é "Pseudo-código".
NOTA: É essencial que leiam o conteúdo mencionado nos links que vão sendo recomendados, porque este curso abordará mais a componente prática. Na próxima aula desta mesma lição falaremos de conceitos gerais e sintaxe algoritmica em pseúdo-códico.
Um bom dia a todos e desfrutem da academia.
Caso tenham dúvidas por favor reportar no forum abertto:
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Muito bom 👌
ResponderEliminarObrigado pela força Marisa
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