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Introdução a lógica de Programação

A lógica de Programação é o primeiro passo para todo e qualquer individuo que pretende aprender a programar, nesta pagina encontraremos lições de lógica de programação que ajudarão-nos a marcar os primeiros passos em programação.







Introdução a lógica de Programação.


A lógica de Programação é o primeiro passo para todo e qualquer individuo que pretende aprender a programar, nesta pagina encontraremos lições de lógica de programação que ajudarão-nos a marcar os primeiros passos em programação.

LIÇÃO #I

A lógica de programação não é uma linguagem de programação, não depende de uma linguagem de programação. A lógica de programação é um conceito de estruturação de passos finitos que tem por objectivo a resolução parcial ou completa de um problema, tendo como base a construção de algoritimos capazes de dar respostas satisfatórias na resolução de problemas.

Algoritmo
É uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambiguas, com o propósito de resolução de proplemas. 









Representação

Um algoritmo pode ser representado de três formas:
1. Narrativa
2. Fluxograma convecional
3. Pseúdo-código


1. NARRATIVA
Na forma narrativa um algoritmo pode ser representado em numa sequência de passos usando a linguagem humana.



EX1: Descreva os passos para tomar banho.

  1. ir a casa de banho;
  2. tirar a roupa;
  3. ligar o choveiro;
  4. colocar-se no polibanho;
  5. tomar banho;
  6. desligar o choveiro;
  7. sair do polibanho;
  8. limpar-se com a toalha;
  9. vestir-se;
  10. sair da casa de banho;
  11. fim do banho.



2. FLUXOGRAMA CONVECIONAL

Nesta forma a sequência de passos é representado por figuras geométricas(Retangulos, quadrados e outras figuras geométricas ).


EX: Algoritmo para acender um candeeiro



3. PSEUDO-CÓDIGO
É uma descrição de alto - nível compacto, informal,  princípio de funcionamento de um programa de computador ou outro algoritmo .
Usa as convenções estruturais de uma linguagem de programação real, 2 , mas é projectado para a leitura humana, em vez de máquina - legível, independentemente de qualquer outra linguagem de programação. Normalmente, o pseudo-código omite detalhes que não são essenciais para a compreensão humana do algoritmo, tais como declarações de variáveis, sistema - código específico e algumas sub-rotinas .


EX: Algoritmo que contador de 0 até 10

programa contadorProg
# Autor: Joseph Cuzunguluca

inicio
     inteiro contador <- 0
     inteiro i <- 0
     para i de 0 até 10 faça{
               contador <-  i
               imprime(contador)
       }
fim


OBS: Estas são as três formas possíveis de representação de um algoritmo. Em nosso curso focaremos-nos na terceira forma que é "Pseudo-código".

NOTA: É essencial que leiam o conteúdo mencionado nos links que vão sendo recomendados, porque este curso abordará mais a componente prática. Na próxima aula desta mesma lição falaremos de conceitos gerais e sintaxe algoritmica em pseúdo-códico.

Um bom dia a todos e desfrutem da academia.

Caso tenham dúvidas por favor reportar no forum abertto:





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